O Ameriprev

Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Americana

Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Americana

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Americana – Ameriprev é a unidade gestora do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos titulares de cargo efetivo do Município de Americana.


O Ameriprev foi criado pela Lei Municipal nº 5.111 de 23 de novembro de 2010, sendo uma autarquia de direito público, com autonomia patrimonial, administrativa, financeira e contábil, com finalidade de gerir com transparência, ética e responsabilidade atuarial os recursos previdenciários dos servidores públicos, assegurando a concessão eficiente de aposentadorias e pensões por morte, garantindo o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade do regime a longo prazo. 


A gestão do Ameriprev observa rigorosamente a legislação federal e municipal aplicável, contando com uma estrutura administrativa composta pela Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê de Investimentos, órgãos colegiados formados por representantes dos servidores estatutários ativos e/ou aposentados.


A Diretoria Executiva é o órgão responsável pela execução das atividades do instituto, composta pelo Superintendente, Chefe do Executivo, Chefe de Análise de Benefícios e Chefe de Finanças.


O Conselho de Administração atua como órgão deliberativo e é composto por nove membros e seus respectivos suplentes, sendo cinco servidores eleitos pelo voto direto da maioria e quatro servidores indicados pelo Prefeito. 


O Conselho Fiscal exerce as funções de fiscalização e controle interno, sendo formado por sete membros e seus respectivos suplentes dos quais quatro são eleitos por voto direto da maioria e três indicados pelo Prefeito. 


O Comitê de Investimentos tem como atribuição a gestão dos recursos financeiros do instituto com objetivo de buscar melhor rentabilidade para os investimentos. É composto por cinco membros, incluindo o Superintendente, o Chefe de Finanças, dois servidores indicados pelos conselhos e um servidor de livre nomeação do Superintendente.


Atualmente, a alíquota de contribuição previdenciária dos segurados ativos corresponde a 14%, incidente sobre a totalidade da base de contribuição. Para aposentados e pensionistas, aplica-se a mesma alíquota, incidindo apenas sobre a parcela dos proventos que exceder o teto do salário de contribuição do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Já a contribuição patronal dos órgãos empregadores do Município que é fixada em 16%.


Além das contribuições, integram os recursos previdenciários os valores provenientes de aportes destinados à amortização do déficit atuarial, conforme previsto em lei municipal, bem como recursos oriundos de compensação financeira decorrente de convênios com o RGPS e outros RPPS, rendimentos das aplicações financeiras de seus recursos e, eventualmente, outras fontes de financiamento da Previdência Municipal.

Dos Recursos Previdenciários do AMERIPREV

Os recursos previdenciários são constituídos pelas contribuições do Município de Americana e por seus Poderes, pelas suas entidades da administração indireta, pela Câmara Municipal de Americana, por outros órgãos empregadores do município, e pelas contribuições dos segurados ativos, inativos, pensionistas.

Atualmente, a contribuição previdenciária dos segurados ativos é de 14% (quatorze por cento), incidentes sobre a totalidade da base de contribuição e dos inativos (aposentados) e pensionistas, na mesma alíquota, mas, incidente somente sobre o valor da parcela dos proventos de aposentadorias e pensões que supere o salário máximo de contribuição do RGPS, se for o caso, já a contribuição dos órgãos empregadores do Município é de 16% (dezesseis por cento).

Além disso, é acrescido aos recursos previdenciários os valores obtidos à título de compensação financeira proveniente de convênio com o RGPS e com outros RPPS, rendimentos decorrentes das aplicações de todos os seus recursos financeiros, e por outras fontes de financiamento da Previdência Municipal.